Foram reajustadas em 10 % as bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado júnior e pós-doutorado empresarial, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A alteração, publicada no Diário Oficial da União do último dia 9 tem efeito retroativo a partir do dia 1de julho de 2012. Os depósitos com os novos valores serão efetuados já em agosto.
Sendo a bolsa um instrumento que busca viabilizar a execução de projetos científicos, tecnológicos e educacionais nas pesquisas e projetos apoiados pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nos últimos quatro anos, a Capes expandiu o Sistema Nacional de Pós-Graduação e aumentou a oferta de bolsas. Em 2008, havia cerca de 40 mil bolsistas no País. Em 2011, foram concedidas 72.071 bolsas de pós-graduação e 30.006 no Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), em um total de 102.077 bolsas. Já o CNPq, em todas as modalidades, no mesmo período, aumentou de 63 mil para cerca de 81 mil bolsas.
Mais informações: CAPES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário