sábado, 13 de agosto de 2011

PIBID - História no curso de Empreendedorismo na Educação - GT de Formação de Professores 13/08/2011 - PIBID/ UFPI (Campus Ministro Petrônio Portella)


Os curso Empreendedorismo na Educação, faz parte de uma extensa programação do "II Gt PIBID - Reflexões preliminares sobre a formação para o trabalho docente". O objetivo do GT é proporcionar aos bolsistas, supervisores e coordenadores de cada subprograma, uma reflexão sobre a formação docente e fornecer cursos para o desenvolvimento de habilidades que permitam a construção de instrumentos para o trabalho nas escolas. A proposta deste curso foi o de fomentar debates teoricos sobre o empreendedorismo na educação e em seguida simular a criação de projetos empreendedores na área da educação. Cada grupo de maneira criativa, desenvolveu projetos "ficticios". O grupo do PIBID - História, foi divido em três, criando os projetos: Cooperativa Escola da Cidadania; Cooperativa Educacional Cabeça de Cuia (COOPEDUC) e a Casa Assis Brasil, todos com o objetivo de promover uma educação de qualidade com um retorno social, cultural e financeiro às comunidades supostamente envolvidas nos projetos.                                                                 

                                                                                                












Bolsistas planejando o projeto "Cooperativa Educacional Cabeça de Cuia" (Maristella, Valério, Anderson e Herbert)











Projeto "Cooperativa Escola da Cidadania, dos bolsistas: Helton, Gilvânia, Adriely, Iara, Valéria.



Coordenador Denilson orietando os bolsistas no projeto "Casa Assis Brasil"






                                           Coordenador e Bolsistas





Coordenador e Bolsistas do projeto "Cooperativa Educacional Cabeça de Cuia"





    Helton apresentando o projeto Cooperativa Escola da Cidadania






Projeto COOPEDUCC - Cooperativa Educacional Cabeça de Cuia




Herbert apresentando o COOPEDUC







Andrea apresentando o projeto Casa Assis Brasil

4 comentários:

  1. O PIBID de História da UFPI é um dos poucos projetos na Universidade, que realmente possa dizer-se que vale a pena o dinheiro público investido. O retorno a Sociedade é visível, e imprescindível.
    Parabéns pelos trabalhos e saudações aos caríssimos Pibidianos...

    ResponderExcluir
  2. Realmente é imprescindível o resultado que o PIBID trás, tanto para os bolsistas quanto para a escola. São coisas assim que fazem valer a pena nossos esforços por uma educação melhor para nosso país.

    ResponderExcluir
  3. O PIBID só vem a somar na formação dos professores do curso de história. Agradeço a oportunidade de fazer parte desse programa, e pelas reflexões que ele levanta.

    ResponderExcluir
  4. Sou do PIBID de Pedagogia-UFPI, e realmente concordo com todos os comentarios supracitados, este programa realmente é um marco na formação inicial dos docentes, e leva a universidade para além dos seus muros! =)

    ResponderExcluir