quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curso de capacitação em Relações Interpessoais no Trabalho Educativo


Participamos nos dias 09 e 10/07, juntamente com o PIBID da área de Sociologia, de um curso de capacitação em Relações Interpessoais no Trabalho Educativo, com duração de 20 h, sob a orientação da professora Jaiana da Costa Aguiar. O objetivo do curso era “compreender a importância das relações interpessoais na relação professor-aluno”. 


 
Profª Jaiana, em um dos momentos no curso



Buscamos refletir a escola como um espaço de socialização, que busca ajudar os jovens a conviver e a aprender a se relacionar com o outro. Esse conhecimento aprendido na escola se refere à vida coletiva e à cidadania. Assim, as relações entre professores e alunos nas escolas são muitas vezes ambíguas. A escola é um dos poucos espaços onde os jovens podem conviver com amigos. Por outro lado, pode se transformar em um espaço de conflitos quer entre os próprios alunos, quer entre os alunos ou professores. Para compreender o sentido da cidadania, é preciso buscar os pontos de vistas e as sugestões desses jovens e colocá-los sob a responsabilidade do que poderia ou deveria ser a escola. 




Dinâmica: "Teia de Aranha"



No curso vimos situações de conflito entre professores e alunos nas escolas e a forma como se comportam esses sujeitos nessa situação, e o que o professor pode fazer diante disso.











Dinâmica em parceria com o PIBID da área de Sociologia



Por fim, realizamos algumas dinâmicas guiadas pela professora ministrante, que foram de muita valia para nosso dia-a-dia no Programa e pensamentos que poderemos levar a posteriori do PIBID.


Nenhum comentário:

Postar um comentário