domingo, 8 de julho de 2012

Quem foi Darcy Araújo?





Vinicius Alves Cardoso*


Esse texto nasce de um questionamento surgindo a partir da elaboração de um projeto de intervenção para o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Prof. Darcy Araújo. Quando fomos fazer algumas perguntas à diretora da escola, uma delas não teve sucesso pleno na respostas. A pergunta foi a seguinte: “Quem foi Darcy Araújo?”. A resposta, a mesma que se encontra no Projeto Político Pedagógico da Escola, foi que Darcy Araújo foi um professor da Universidade Federal do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras. 

Logo, como essas duas pistas que os vieram à tona, procuramos fazer uma pequena pesquisa para dar nossa contribuição à História da Escola, que tem como homenageado o professor Darcy Fontinele Araújo.

Darcy Araújo, que muitas vezes confundimos o nome com o grande sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro, foi magistrado e professor. Nasceu no ano 1916 na cidade de Parnaíba. O mesmo começou e terminou seus estudos preparatórios no Ginásio Parnaibano. Após isso, foi cursar bacharelado em Direito na tradicional Faculdade de Direito de Recife, um destino quase certo de uma boa parte dos piauienses, pois no Piauí, nessa época, não possuíamos nenhuma Faculdade ou mesmo Universidade. 

Após formado em Direito exerceu os cargos de promotor público em Parnaíba e foi também Procurador-geral do Estado do Piauí. Além desses cargos, também ocupou o posto de Secretário de Estado nas administrações do major José Vitorino Correia (1946) e de Alberto Silva (1970-75). Neste último, foi o executor do Ato Institucional nº 5, no Piauí nomeado pelo Presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. 

Para além dos cargos de magistratura, foi professor catedrático de Direito Comercial da Universidade Federal do Piauí. Segundo comentário no periódico Notícias Acadêmicas, Darcy Araújo “era professor acatadíssimo, pelos estudos especializados, notadamente no campo do Direito Comercial, em cuja área publicou a obra Duplicata Mercantil.” (GONÇALVES, 2007, p. 159.)

Além de professor universitário também lecionou aulas de Geografia no Liceu Piauiense. Nessa época para ser professor do Liceu Piauiense era necessário escrever uma tese sobre a disciplina ministrada, e Darcy Araújo (em 1951) escreveu sobre a “Desertificação do Nordeste Brasileiro e do Vale do Parnaíba”. Com esse trabalho alcançou o primeiro lugar no concurso público, disputando a vaga com mais outros três candidatos. Sobre a obra de Darcy Araújo, Arimatéia Tito Filho (1992) comenta que o problema enfrentado pelo rio Parnaíba é mais antigo que imaginamos e mostra-se descrente de salvação do rio [tirem suas próprias conclusões].

Outros cargos ocupados por Darcy Fontinele Araújo foram os de presidente da Junta Comercial do Estado e de deputado estadual, esse último nos anos de 1951 a 1955. Também, como já é de prévio conhecimento, foi membro da cadeira nº36 da Academia Piauiense de Letras (APL), que tem como patrono seu irmão Vicente de Paula Fontenele Araújo. Na Academia Parnaibana de Letras é patrono da cadeira nº 16.

Como escritor, além de “Duplicata Comercial” e “Desertificação do Nordeste Brasileiro e do Vale do Parnaíba”, também publicou  “Inflação Monetária e sua Influência nos Salários”.

Em suma, esperamos ter dado nossa contribuição à História do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Prof. Darcy Araújo. Uma lamentação da direção da Escola é que, desde sua fundação em 1974, a mesma não possui placa de fundação. Esperamos que com essas informações acerca do homenageado da escola possa surgir uma sensibilização das autoridades e providenciar um marco histórico da escola como uma pequena história e/ou biografia de seu nome.


REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, Wilson Carvalho. Darcy Fontenele Araújo. In: Antologia da Academia Piauiense de Letras. Teresina: Halley, 2007. pp. 158-159.

TITO FILHO, Arimatéia. Desertização [Jornal O Dia, 22-23, 03, 1992]. Disponível em: < http://acervoatitofilho12.blogspot.com.br/2012/04/desetizacao.html> Acesso em: 07.07.2011.

WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/>. Acesso em: 07.07.2012.

*Graduando em Licenciatura Plena em História pela UFPI e Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário