domingo, 15 de julho de 2012

PLANEJAMENTO ESCOLAR DA UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA MARIA DE LOURDES REBELO



Foi realizado no dia 14 [Sábado], na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebêlo um planejamento para tratar de questões relacionadas aos aspectos da prática docente; horário e saída de estudantes e professores da instituição; estágios; conduta de professores e alunos e recursos financeiros para a escola. Assim o planejamento que começara às 7 horas da manhã, contou com a participação da diretora titular Alcina, a diretora adjunta Ana Célia, da Coordenadora Iolanda, dos professores, além de bolsistas PIBID e seus respectivos supervisores (sociologia, história, filosofia, pedagogia, dentre outros).


Gestão administrativa da Escola

Nesse planejamento foi discutido o Calendário escolar para o segundo semestre de 2012, ficando definido o retorno das aulas para o dia 30 de julho do corrente ano. Assim ficou estabelecido que o dia 11 de Agosto será destinado a realização da Gincana Cultural e no dia 18 de Outubro será realizada a Feira Cultural. No que tange a Feira Cultural, cujo tema geral é: Sustentabilidade, Ética e Cidadania. Ficou acordado entre os que ali estavam presentes:


- Que cada professor ficaria responsável por uma turma;

- E que áreas afins poderiam se articular para planejar e desenvolver uma atividade (como por exemplo o envolvimento de Filosofia, Artes e Religião).


Professores discutindo atividades


Discussão das propostas de atividades


O PIBID HISTÓRIA - UFPI E A FEIRA CULTURAL NA ESCOLA LOURDES REBÊLO

Supervisor Ricardo; Bolsistas PIBID/História-UFPI e professora Rita discutindo as atividades da  Feira Cultural

Na discussão sobre as atividades a serem executadas na Feira Cultural, participaram o professor Ricardo Lima (supervisor PIBID-HISTÓRIA-UFPI), os pibidianos de História e a professora Rita (também da área de História). Nessa discussão os bolsistas propuseram atividades que os mesmos tinham abordado no Projeto de Intervenção da Escola  - projeto este elaborado com o intuito de realizar atividades que envolvam a Escola e contribua com a mesma.

O Projeto de Intervenção propõe atividades de Fotografia e Poesia, e que por sugestão dos alunos participantes da Monitoria, acrescentou-se as atividades que contemple a  Música e o Teatro. As atividades pensadas para se trabalhar na Feira Cultural, foram o Teatro e um Mini-documentário, sendo que este último, fora sugerido pela professora Rita. O mini-documentário possibilitaria mobilizar e envolver o estudante a conhecer e refletir sobre o bairro em que estuda - classe média -  e o bairro em que mora, buscando perceber elementos os distanciam ou os aproximam quer seja da escola, quer seja do seu bairro.

No que corresponde a atividade de Teatro, alguns estudantes participantes da Monitoria já se mostraram interessados em atividades como esta. No entanto, é preciso estabelecer contato com os mesmos a fim de discutir sobre os elementos de elaboração de uma peça (roteiro, figurino, cenário, personagens, dentre outros) que possam ser inseridos na temática da Feira Cultural.

O Planejamento Escolar torna-se importante na medida em que estabelece uma relação dialógica entre a Gestão, o corpo docente e os bolsistas ou estagiários em processo de formação docente atuantes na Instituição. Neste planejamento da Escola Lourdes Rebêlo pode-se observar que a busca pela melhoria do ensino e pela valorização da educação pública necessita do auxilio do professor e da gestão, na qual cada um tem seu papel de colaboração.

Supervisor Ricardo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário